6 lojas brasileiras para você comprar e alugar kimonos

6 lojas virtuais brasileiras para você comprar e alugar kimonos

Sempre que algo de importante acontece em nossas vidas – como aniversário, formatura, casamento ou alguma apresentação formal –, buscamos aquela roupa especial. E se o que você está procurando é um kimono japonês, veio ao artigo certo!

A palavra kimono (着物 em japonês e quimono em português) significa “coisa de vestir”. A roupa tradicional japonesa surgiu no século VIII e modificou-se muito ao longo do tempo até ser substituída pelas roupas ocidentais. Hoje, no Japão, os kimonos são usados apenas em ocasiões especiais.

Recebo muitas mensagens dos leitores perguntando sobre como alugar kimonos aqui no Brasil devido ao artigo que escrevi sobre o tema quando estava no Japão. Lá, existem várias lojas que realizam o serviço, principalmente para crianças (shichigosan), meninas (seijin no hi) e formaturas (sutsuguyoushiki).

Como um kimono completo pode custar, em média, de R$6000 a R$9000 para ser comprado, alugar kimonos no Japão é uma prática bem comum. No entanto, aqui no Brasil, pela pouca demanda e preços menos elevados, não encontrei lojas que realizam o serviço.

Sendo assim, separei uma lista de lojas que vendem roupas japonesas. Espero que possa te ajudar em sua busca pela roupa perfeita para o seu dia especial.

As partes do kimono

As partes do kimono

Antes de listar as lojas, gostaria de mostrar algumas partes do kimono tradicional. Como as vestimentas vendidas aqui no Brasil podem variar de acordo com a loja, é importante antes conhecer sobre a roupa para depois decidir qual adquirir.

  • Doura (胴裏): revestimento superior no kimono de uma mulher.
  • Eri (衿 ): colar.
  • Fuki (袘 ): guarda da bainha.
  • Sode (袖 ): manga abaixo da cava.
  • Obi (帯 ): um cinto usado para dobrar o excesso de pano.
  • Maemigoro (前身頃): parte principal da frente, excluindo mangas. A porção de cobertura do outro lado da parte traseira, maemigoro é dividida em “maemigoro direita” e “esquerda maemigoro”.
  • Miyatsukuchi (身八つ口 ): abertura por baixo da manga.
  • Okumi (衽 ): frente dentro do painel na borda frontal da esquerda e direita, excluindo a manga de um quimono. Até o colar, até a parte inferior do vestido vai, para cima e para baixo parte da tira de pano. É também chamado “袵”.
  • Sode (袖 ): Manga
  • Sodeguchi (袖口 ): abertura da manga.
  • Sodetsuke (袖付 ): cavas.
  • Susomawashi (裾回し ): revestimento inferior.
  • Tamoto (袂 ): bolsa da manga.
  • Tomoeri (共衿 ): (protetor do colarinho) ao longo do colarinho.
  • Uraeri (裏襟): colar interior.
  • Ushiromigoro (後身頃 ): parte principal atras do kimono, excluindo mangas.

Além das partes do kimono, há uma enorme lista de acessórios que são usados em conjunto com a roupa. Para fins de praticidade, selecionei os principais itens que compõe a vestimenta.

  • Obi (帯): cinto ornamental usado por cima do kimono. É uma das peças mais atrativas da roupa e, algumas vezes, pode ser mais cara do que o próprio kimono.
  • Zori (草履): sandálias de dedo usadas por homens e mulheres.
  • Tabi (足袋): meias com as quais é possível usar chinelos de dedo.
  • Kanzashi (簪): enfeites de cabelo usados pelas mulheres e gueixas.
  • Nagajuban (長襦袢): é uma espécie de manto usado por baixo do kimono. Como as roupas são feitas de seda e de difícil lavagem, o nagajuban ajuda a manter o kimono limpo ao evitar o contato direto com a pele.

Lojas para comprar e alugar kimonos

Como mencionei anteriormente, não consegui encontrar lojas nas quais seja possível alugar kimonos. Todos os locais citados neste artigo apenas vendem as roupas japonesas. Mas olha, eu acredito que vale a pena dar uma olhada em todas as opções e até entrar em contato com algumas delas para perguntar sobre o aluguel das roupas.

Pronto para começar a sua busca?

Japonique

Japonique alugar kimonos

A loja Japonique tem uma proposta bem interessante: a de investir no conceito do hafu, ou seja, do meio japonês, meio brasileiro. Por isso, os kimonos comercializados por ela são um pouco diferentes dos tradicionais.

Se você mora em Curitiba, poderá encontrar alguns produtos da loja física da Japonique, instalada no Box 316 do Mercado Municipal.

Enjoei

Enjoei alugar kimono brasil

O site Enjoei é um lugar muito divertido. Ele funciona como um brechó online, no qual as pessoas cadastram roupas e acessórios dos quais enjoaram. Por isso, nele é possível encontrar tanto kimonos tradicionais quanto peças mais alternativas.

Do JapãoDo Japão alugar kimono brasil

A loja virtual Do Japão é repleta de produtinhos japoneses que amamos – e também kimonos! Basta uma busca rápida para encontrar os mais variados kimonos e yukatas (com os mais variados valores também).

Flor de FogoFlor de Fogo alugar kimono brasil

A loja Flor de Fogo é especializada em kimonos, roupas orientais e acessórios. Há uma variedade de opções bem interessantes a preços acessíveis no site. Além de vender as roupas, eles personalizam kimonos e participam de eventos.

Kimonos LiberdadeKimonos Liberdade alugar kimonos brasil

Como o próprio nome sugere, a loja Kimonos Liberdade fica no bairro Liberdade, em São Paulo. Também possui uma loja virtual com parte do catálogo disponível. O diferencial da loja é vender também por atacado – ou seja, se você precisa de várias roupas orientais, talvez seja uma boa opção entrar em contato e se informar sobre o desconto por quantidade.

HimeyaHimeya alugar kimonos brasil

Se existe uma loja simpática no bairro Liberdade, essa loja é a Himeya. Além de muitos presentes, utensílios e lembrancinhas incríveis, lá você poderá encontrar alguns kimonos simples e com preços acessíveis. Além da loja física, eles também possuem uma loja virtual.

Roupas especiais para ocasiões especiais

E então, já encontrou o tão sonhado kimono para aquele dia tão importante? Essa foi apenas uma pequena seleção de lojas que encontrei por aí, mas, caso você conheça outras, pode deixar o endereço nos comentários para complementar a busca de todos!

Quer receber mais artigos informativos como este? Então inscreva-se no Guia Cultural do Tadaima! Prometo que enviarei apenas o melhor da cultura japonesa para você.

Que tal deixar um comentário?