Aprendendo a fazer origami passo a passo


[ad#ad-1]
Origami é a arte tradicional japonesa de dobrar papel. A palavra é escrita em japonês com os kanjis de “dobrar” e “papel” (折り紙). É uma das expressões artísticas japonesas mais difundidas no mundo, tendo inúmeras adaptações como o kirigami (quando além de dobrado o papel também é cortado), origamis modulares (quando são feitos vários pedaços para montar uma única peça), origamis que “se mexem” (sapinhos que pulam, etc), entre outros.

Selecionei alguns sites que eu já utilizei para aprender alguns origamis passo a passo e fiz uma pequena lista aqui para o Tadaima.
[ad#ad-2-middle]

  1. Origami.com.br – Nome óbvio, o site traz de tudo um pouco sobre o universo do origami. Notícias, indicações de livros, fórum, links para lojas virtuais… Apesar de não ser um site necessariamente de diagramas de origami, possui um curso de origami online que pode ser acessado gratuitamente pelos visitantes.
  2. Origami.com – Sempre que preciso achar algum diagra, visito esse site. Possui uma infinidade de modelos de origamis para todos os gostos e níveis. Só tome cuidado para não escolher um diagrama muito difícil! (em inglês)
  3. Como Fazer Origami – Site bem mais didático e voltado para aqueles que estão começando a aprender a arte do origami. Possui vários diagramas em português, além da história e da simbologia do origami. O visitante pode navegar pelos diagramas por tema ou nível de dificuldade. Além disso possui vários links para vídeos mostrando como fazer as dobraduras.
  4. YouTube – É, não é piada. Pensa que é fácil fazer tudo certinho sem antes ver alguém fazendo? Pois é, eu considero o YouTube o melhor site na hora de fazer origamis. Muitos diagramas são bem complicados de se entender no papel, então é necessário ver o vídeo para quem sabe conseguir terminar o origami.

Minha última dica sobre origamis: como toda boa arte japonesa, apenas a prática levará à perfeição. Não adianta se desanimar se o primeiro origami que você fez ficou feio, porque para ficar bom talvez você precise fazer mais 20 (ou mais 100, depende do seu objetivo). Fazer origamis exige concentração e paciência. Se você souber lidar com isso, tenho certeza de que fazer origamis será uma terapia.
[ad#ad-1]

Sobre Mylle Silva

Vivo uma relação de amor e ódio com a cultura japonesa desde 1996. Sou apaixonada por música e literatura e solto a imaginação em http:/myllesilva.blogspot.com