Kodomo no Hi – o dia das crianças japonês

Kodomo no Hi - o dia das crianças japonês

Associado à força, determinação e perseverança, o Dia das Crianças japonês, chamado de Kodomo no Hi, é um dos feriados nacionais mais importantes do país. Celebrado todos os anos no dia 05 de maio, ele é parte da Golden Week, a única semana em que os japoneses realmente tiram férias e descansam apreciando a florada das sakuras.

Ao invés de receber presentes, como acontece aqui no Brasil, as famílias japonesas realizam uma série de celebrações para que as crianças continuem crescendo fortes e felizes.

Kodomo no Hi – o dia das crianças no Japão

Kodomo no Hi - o dia das crianças no Japão
Muito fofo esse cãozinho apreciando os koinobori

Costumes e celebrações

Certamente o símbolo mais marcante desse feriado é o Koinobori, uma espécie de bandeirola (biruta) em forma de carpa que é hasteada na entrada das casas. Segundo uma lenda chinesa, as carpas que conseguem nadar contra a correnteza se transformam em dragões. Por isso, o koinobori, que significa literalmente a subida da carpa, representa toda a força e determinação que os pais desejam que suas crianças tenham para enfrentar a vida.

As bandeirolas são coloridas e representam todos os membros da família. A primeira carpa é a maior delas e representa o pai, a segunda é a mãe seguida dos filhos do casal. Ao vento, a família de peixinhos parece nadar, sempre unidos e incansáveis.

Kodomo no Hi - o dia das crianças japonês
Crianças usandos kabutos feitos de origami

As casas também são enfeitadas com kabuto, capacetes de samurai feitos em origami e gogatsu-ningyo, bonecos vestidos de samurai que representam o herói do Período Heian Sakata no Kintoki, chamado de Kintarô quando criança. Conta a lenda que ele, mesmo ainda pequeno, era muito forte, “cavalgava” em um urso ao invés de um cavalo e brincava com animais nas montanhas.

Os pratos típicos da ocasião são o kashiwa-mochi, um bolinho de arroz envolto pela folha de oak recheado com geleia de feijão azuki (vermelho) e chimaki, uma espécie de pasta de arroz envolta pela folha de bambu ou folha de flor de íris, planta típica dessa época no Japão.

Kodomo no Hi - o dia das crianças japonês
Kashiwa-mochi (frente) e chimaki (ao fundo)

Origem

Inicialmente a comemoração chamava-se Tango no Sekku e era celebrada no quinto dia da quinta lua do ano. No entanto, quando o Japão passou a adotar o calendário gregoriano (o nosso bom e velho calendário), a data foi fixada para o dia 05 de maio.

Como podemos perceber, essa é uma celebração repleta de força e samurais. Isso se deve ao fato que, até 1947, o Kodomo no Hi representava apenas o Dia dos Meninos – já o Dia das Meninas, Hina Matsuri, acontece dia 03 de março. No entanto, em 1948, o governo determinou que a data seria um feriado nacional e transformou o Kodomo no Hi no dia de todas as crianças.

No entanto, é sempre interessante observar que, mesmo com a “abertura” de gêneros da festividade, todos os símbolos remetem bastante a virilidade – até mesmo a música folclórica cantada na ocasião, que mostra o pai como o único representante da casa, seguido de seus filhos.

[youtube=”https://www.youtube.com/watch?v=jbv48bOoyh0″]

Japonês:
屋根より高い鯉幟
大きい真鯉はお父さん
小さい緋鯉は子供たち
面白そうに泳いでる
Romaji:
Yane yori takai koi-nobori
Ōkii magoi wa o-tō-san
Chiisai higoi wa kodomo-tachi
Omoshirosō ni oyoideru
Tradução livre:
Do alto da casa sai o koi-nobori
Papai é a carpa preta grande
Carpas pequenas são as crianças
Todos nadam alegremente

Fontes: About Japan e Wikipedia 

2 Comentários


  1. Que interessante!! Estou adorando esse site, obrigada por compartilhar sobre a Cultura Japonesa ^^

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *