En – Laços de Amizade, uma apresentação nipo-brasileira

En - Laços de Amizade, uma apresentação nipo-brasileira

En - Laços de Amizade, uma apresentação nipo-brasileira

O ano de 2015 marca três importantes celebrações das relações Brasil-Japão para nós, curitibanos. São 120 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão; 100 anos da chegada da imigração japonesa no estado e em Curitiba, os 45 anos da relação Curitiba-Hyogo. E não há melhor forma de demonstrar a gratidão e o resultado dessa troca de culturas do que através da arte. Essa é a proposta o espetáculo En – Laços de Amizade, que acontecerá dia 25 de outubro, às 18h30, no Teatro Bom Jesus.

Confirme sua presença no evento

A inspiração para fazer da arte um caminho de resgate e conexão com as raízes japonesas, iniciou em 2013 quando um grupo de amigas se encontrou para conversar e compartilhar sobre suas experiências com a cultura nipo-brasileira.

A partir deste encontro foi realizado em outubro de 2014, o En – Laços do Destino em Curitiba, com a intenção de homenagear todos os nossos ancestrais que partiram do Japão para o Brasil e assim, manifestar nossa gratidão a todos eles que ousaram se lançar em terras distantes e desconhecidas.

En - Laços de Amizade, uma apresentação nipo-brasileira

O En – Laços do Destino contou com a participação de 47 artistas voluntários. No palco houve o encontro de gerações, desde primeira geração se expressando em instrumentos tradicionais japoneses até quarta geração, que trazia a mistura da cultura japonesa com a cultura brasileira.

 

Em 2015, propomos o En – Laços de Amizade, trazendo aos palcos a gratidão ao Brasil que acolheu nossos antepassados e ofereceu terreno fértil para que fossem semeados os sonhos dos imigrantes e que hoje florescem, em uma grande comunidade nipo-brasileira.

Grupos que estarão presentes:

· Ryukyu Koku Matsuri Daiko – É um grupo jovem que se dedica ao “Eisa”, umas das manifestações artísticas mais representativas da ilha de Okinawa. Este grupo propõe o chamado “Sosaku Eisa”, ou um Eisa moderno, mantendo as raízes na tradição e incorporando toques de modernidade.

· Wakaba Taiko: O taiko é considerado o instrumento musical mais antigo na história da humanidade. Inicialmente instrumento de comunicação entre tribos primitivas e até de caça a animais, com o tempo passou a ser usado em festividades e cerimônias religiosas. Nas guerras foi usado para elevar o espírito e estimular a coragem dos combatentes e, também, iludir e afugentar os inimigos. O barulho dava impressão, pelo volume, de que a tropa era numerosa. Em Curitiba, foi introduzido por Katsuyuki Kajiwara e seus sete filhos, em 2000.

Artistas que estarão presentes: Eliane Mizumoto, Michelle Taminato, Thayse Luchetta, Letícia Assahide, Alice Miyuki Sakamoto, Daniel Makoto Hiramatsu, Eduardo Kenzo Sakaguchi, Henry Oshiro, Leny Tomie Onuki, Marina Assunção, Natalie Nabeshima, Roger Ribas, Sharon Morgenstern, Guto Teixeira.

En – Laços de Amizade

Dia 25 de outubro de 2015, às 18h30
Teatro Bom Jesus (Rua 24 de Maio, 135 – Centro)
Ingressos por R$30 e R$15 (meia-entrada)
Compre através do Disk Ingressos
Mais informações na fanpage do evento

Deixe uma resposta