Evento: Hana Matsuri 2011

[ad#ad-1]

O Hana Matsuri 2011 acontecerá na Praça do Japão de Curitiba no dia 10 de abril de 2011 (domingo), das 10h às 20h. No sábado haverá as barracas de comida (sosuyakissoba e doces japoneses) e uma oficina de origami de tsuru. Convidamos aqueles que são verdadeiramente interessados em cultura japonesa a prestigiar esse evento que simbolizará um novo momento dos eventos culturais japoneses em Curitiba. Não será grandioso nem chegio de atrações, mas trará a essencia, os aspectos mais representativos do Hana Matsuri: a celebração ao nascimento de Buda e a confraternização entre as pessoas.

Quer saber onde comprar produtos “otaku” (cultura pop japonesa) durante o Hana Matsuri 2011? Então clique aqui!

Domingo dia 10 de abril de 2011 – 11:00h às 20:00h
Praça do Japão – Curitiba

PROGRAMAÇÃO

11h00 – Abertura com o Cortejo de Monges e Acólitos ao redor da praça
11h15 – Celebração de culto budista em louvor ao nascimento do Pequeno Buda
Cerimônia do Kambutsue (Banho de chá doce no Pequeno Buda) pelos Monges da Comunidade Budista do Paraná
12h15 – Apresentação do Grupo Akabeko de Taiko de origem da cidade Fukushima

O Hana Matsuri de Curitiba – “O Festival das Flores” é a celebração do nascimento de Buda, Siddartha Gautama, que ocorreu em 08 de abril de 566 A.C., no jardim de Lumbini, na região onde hoje se localiza o Nepal.

A cerimônia religiosa terá início no domingo, às 11 horas, com o cortejo do Hanamido (altar com a imagem do Pequeno Buda), o qual será conduzido por autoridades religiosas e crianças vestidas com trajes típicos. Em seguida iniciará o Kanbutsue ritual onde se banha a imagem do Pequeno Buda com chá doce para pedir a paz mundial. O chá representa a chuva de néctar que, conforme a lenda, teria caído suavemente anunciando o nascimento de Buda e fazendo com que as flores se abrissem em sua homenagem.

Após a cerimônia religiosa, o público poderá fazer oferenda de chá e flores ao Pequeno Buda para pedir paz, saúde e sorte durante todo o ano.

[ad#ad-2-middle]

Neste ano, além de celebrar o nascimento de Buda, o Hana Matsuri também será uma cerimônia especial para orar pelas vítimas do tsunami no Japão e pelas vítimas das enchentes no litoral paranaense que, coincidentemente, ocorreram no dia 11 de março. Um mês após estas catástrofes, descendentes de Fukushima (região afetada pela radiação) tocarão taikô (tambores japoneses que emite um som místico), no Hana Matsuri de Curitiba para expressar o sentimento de solidariedade, uma vez que antigamente acreditava-se que, ao tocar o taikô com a alma, os deuses surgiam para atender os desejos. Sendo assim, o som dos tambores será um pedido aos deuses e antepassados para que ajudem na reconstrução do Japão e do litoral do Paraná.

Organização: Comunidade Zen-Budista de Curitiba
Realização: Comunidade Budista do Paraná
Apoio: Prefeitura Municipal de Curitiba

[ad#ad-1]

Sobre Mylle Silva

Vivo uma relação de amor e ódio com a cultura japonesa desde 1996. Sou apaixonada por música e literatura e solto a imaginação em http:/myllesilva.blogspot.com