Haha no Hi – conheça o dia das mães no Japão

Haha no Hi - conheça o dia das mães no Japão

O que vem em sua mente, além do óbvio, quando pensa no Dia das Mães? Para nós, brasileiros, amorosos e extremamente ligados às nossas famílias – principalmente à nossas mães – essa é uma das datas mais importantes do ano. Os restaurantes ficam cheios, o comércio aquecido com a venda de presentes e as ruas cheias de filhos indo encontrar suas queridas mamães.

Os japoneses também comemoram a data – chamada de Haha no Hi ( 母の日) -, no segundo domingo de Maio, mas de uma forma mais singela. Tradicionalmente, os japoneses não possuem (ou, ao menos, não demonstram) ter uma ligação tão forte com suas mães, por isso a comemoração acaba sendo menos calorosa.

Haha no Hi

Costumes

A prática mais comum no Haha no Hi é dar cravos vermelhos para as mães – e, assim como no Brasil, flores literalmente brotam por todos os cantos perto da data. Os cor-de-rosa também são muito comuns e, nos últimos anos, outras cores têm surgido, como azul e amarelo.

Os japoneses também compram presentes e chocolates, dispensam suas mães das tarefas diárias do dia e cozinham algo bem gostoso para elas. No entanto, as demonstrações de carinho param por aí – não é comum ver adultos abraçando suas mães, apenas crianças, limitando as demonstrações de carinho à palavras e presentes.

Origem

O dia das mães começou a ser celebrado no Japão em 1931, durante o período Showa (1926-1989), mas a Associação de Mulheres (大日本婦人会/ Dai Nihon Fujin-kai) escolheu outra data: 6 de março, aniversário da Imperatriz Koujun, mãe do atual Imperador Akihito.

Haha no Hi - conheça o dia das mães no Japão
Um cravo vermelho, um cartão e um chocolate: tudo pronto para o Haha no Hi!

No entanto, já em 1937, a empresa de produtos alimentícios Morinaga promoveu um novo Haha no Hi, chamado de “Encontro do Dia das Mães Morinaga“, realizado em 08 de maio. A partir de então, essa tornou-se a nova data da comemoração.

Uma terceira mudança de data foi realizada após a Segunda Guerra Mundial, quando o Japão passou a adotar várias datas comemorativas americanas – e, por isso na terra do sol nascente, até hoje o Dia das Mães é comemorado no segundo domingo de maio.

Happy Mother’s Day!

Essa será uma das frases mais ouvidas no próximo domingo no Japão e ao redor do mundo – junto com muitas flores e amores pelas nossas queridas mães!

Haha no Hi - conheça o dia das mães no Japão
Dar cravos é o costume mais comum no Dia das Mães japonês

Fontes: Iromegane, About.com, Yokohama City 

Deixe uma resposta