Hana Matsuri 2014

Hana Matsuri 2014

Hana Matsuri 2014 - data e local confirmados

A espera acabou! O Hana Matsuri 2014 já tem data e local confirmados! O festival acontecerá dias 05 e 06 de abril, das 11h às 19h, , no Parque do Centenário – Memorial da Imigração Japonesa (Av. Comendador Franco, s/n – próxima ao portal de São José dos Pinhais). A entrada será gratuita.

Confira o cartaz do evento

Confirme sua presença no Hana Matsuri 2014

O Parque do Centenário começou a ser planejado em 2008, ano do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Além de ser uma homenagem aos imigrantes japoneses que passaram por aqui, o espaço foi pensado para ser o novo local dos festivais japoneses de Curitiba.

Hana Matsuri de Curitiba

O festival de cultura japonesa Hana Matsuri acontece desde 2005 em Curitiba e é conhecido como o Natal Budista. Hana Matsuri significa “festa das flores” nome dado por causa da história do nascimento de Buda. Conta-se que logo após nascer, o pequeno Buda deu sete passos para cada uma das quatro direções (norte, sul, leste e oeste) e, apontando para o céu disse “Neste Universo, Eu vim para purificar as mentes confusas de todos os seres”. Enquanto caminhava, flores de lótus brotavam da terra tocada por seus pés.

Durante o evento acontece o cortejo, momento em que vários monges budistas e crianças caracterizadas percorrem o festival e trazem o Hanamido, um altar repleto de pequenas flores coloridas no qual está a estátua de Buda ainda criança. Depois disso os visitantes podem ir ao Hanamido participar do Kanbutsue, que é o ato de dar o banho de chá doce (amacha) no pequeno Buda a fim de garantir paz e sorte para o resto do ano.

 

12 Comentários


  1. Boa tarde! Quero saber como devo pegar o ônibus passar para descer no ponto (parque do centenário) ou Memorial da Imigração Japonesa?




  2. Pelo que vi o mapa foi construído para instruir a chegar lá quem vai de carro…. Mas pelo que sei, a grande maioria vai de ônibus. Seria bom se tivesse um “como chegar” de ônibus la para ajudar o pessoal. Se entrarem no evento do Facebook vão reparar que tem muita gente perdida para saber qual é a melhor forma de chegar lá.


Deixe uma resposta