5 sites nacionais para aprender japonês

5 sites nacionais para aprender japonês

Sem sombra de dúvida, uma das grandes experiências ao ter contato com uma nova cultura é aprender o seu idioma. A comunicação é uma das grandes balizadoras da cultura, por isso estuda-la significa aprofundar-se nos costumes e, principalmente, entender como pensam os falantes do idioma em questão. Em outras palavras, é pura magia!

Por isso, não importa se você gosta de cultura tradicional ou cultura pop japonesa, ao escolher estudar nihongo terá contato com a verdadeira riqueza cultural que o Japão oferece.

Foi pensando nisso que reuni uma lista com os cinco melhores sites para aprender japonês – e todos em português! No entanto, devo avisar que é preciso muita dedicação para estudar qualquer idioma sozinho.

Se você prefere ter a ajuda de um professor, indico o Centro Ásia, um espaço incrível que reúne professores apaixonados pela cultura oriental.

Sites para aprender japonês

Suki Desu

5 sites nacionais para aprender japonês

Rico em informações e dicas sobre cultura e estudos, o Suki Desu é um ótimo site para quem busca aprender japonês, mas não sabe por onde começar. Mesmo que você já tenha algum conhecimento do idioma, certamente encontrará links úteis de apps, dicionários online e fontes de informação variadas que só têm a adicionar ao seu aprendizado. No entanto, é preciso avisar que o Suki Desu é um guia de estudos e não possui um método pronto – use-o apenas como uma ferramenta.

Aulas de Japonês

aprender-japones_nihongo_sites_02

Esse site, sem sombra de dúvida, é um dos mais promissores sobre o assunto. Como o próprio nome já diz, nele é possível encontrar verdadeiras aulas de japonês, com artigos repletos de vocabulários separados por assunto (ambientes, áreas, situações, etc) bem como textos com curiosidades sobre a cultura japonesa e exemplos de frases. Mas o melhor de tudo é que o autor e professor Luiz Rafael está montando um curso online de japonês com previsão de lançamento para agosto de 2016.

Programa Japonês Online

aprender-japones_nihongo_sites_03

Em breve (a partir de agosto de 2016), essa será a casa do curso de japonês elaborado pelo Luiz Rafael, o autor do site Aulas de Japonês. Mas, para atiçar a curiosidade de todos, enquanto o curso não fica pronto ele disponibilizou um e-book gratuito com dicas de nihongo. Preencha o formulário, receba o Desvendando a Língua Japonesa no seu e-mail e comece a estudar japonês!

Curso de Japonês da NHK World

aprender-japones_nihongo_sites_04

A maior rádio do Japão disponibiliza em seu site internacional, o NHK World, um curso básico de japonês com animações, áudios e exercícios bem interessantes para aqueles que querem dar seus primeiros passos no aprendizado do idioma. O método é bem clichê: Anna, uma estudante da Tailândia, decide fazer intercâmbio no Japão para aprimorar seus conhecimentos de nihongo. Com atualizações constantes, o site conta também com silabário e materiais de apoio que te ajudam a aprender japonês.

Aprendendo Japonês

aprender-japones_nihongo_sites_05

Apesar de desatualizado, o Aprendendo Japonês é uma ótima fonte para consulta gramatical, com artigos que desenvolvem o tema de forma simples e direta. No entanto, como as frases dadas nos exemplos não possuem furigana, a leitura fica mais difícil se você não dominar os kanjis. Só acho uma pena que com textos tão primorosos e explicações tão boas, o site esteja meio abandonado.

Muito mais nihongo que vida

Uma vez me disseram que aprender japonês é uma verdadeira doutrina, uma escolha para a vida – e eu concordo plenamente. Para ser um falante e leitor fluente de nihongo, é preciso estudar sempre, se dedicar de verdade. Se essa é sua escolha, vá em frente e se encante com toda a riqueza cultural que esse idioma tem a oferecer.

4 Comentários

Que tal deixar um comentário?